Gincana de Textos Sagrados
Na Torá contém instruções de Deus para uma vida de santidade, com recomendações para A nossa saúde física e espiritual. Até hoje, é escrita em rolos que contém o chamado Pentateuco (os 5 livros de Moisés) Mas, como surgiu a Torá?
Os Rolos de Moisés
A própria Torá diz-nos que Deus entregou a Torá a Moisés palavra por palavra. Moisés, como servo fiel do Eterno, escreveu-as fielmente conforme determinação de Deus.
Moisés escreveu treze rolos da Torá, doze dos quais foram dados às doze tribos de Israel. O décimo terceiro foi posto dentro da Arca da Aliança, a qual foi posteriormente guardada no Kadosh Kadoshim (Santo dos Santos) dentro do Tabernáculo, e mais tarde no Templo.
Este último rolo da Torah era o padrão pelo qual todos os outros rolos eram julgados.
Ocasionalmente, era retirado da Arca justamente para a conferência dos outros rolos da Torá, para não admitir modificações.
Um Rolo de Torá é escrito à mão por um escriba com uma pena e tinta especial em pergaminho cuidadosamente preparado.
Contém precisamente: 79.847 palavras num Rolo de Torá e 304.805 letras. O Rolo escrito à mão demora muitos meses para ser completado.
Islamismo O Corão ou Alcorão é considerado pelos muçulmanos a palavra literal de Alá - Deus, em árabe -, revelada ao longo de 22 anos a Maomé. Para os islâmicos, ele é o profeta final, enviado para pregar a mesma mensagem de Jesus e de Moisés, que teria sido corrompida ao longo dos anos. O livro tem 114 capítulos ou surahs (suratas) e 6236 ayats (versos) e foi escrito para ser recitado - corão significa "recitação" ou "leitura". Não se trata de um relato religioso, mas de um código de leis que deve reger a vida em todas as áreas. Versa sobre os atributos de Deus, os crentes e suas virtudes e até temas de ciência. Alguns personagens da Bíblia, entre eles Adão, Abraão, Moisés, Jesus e Maria, são mencionados no livro como profetas do Islã.
Afirmar que o Corão foi escrito pelo profeta Maomé (também chamado de Mohammed) é uma