Texto Sagrado do Espiritismo
Pós-Graduação em Ciências da Religião
por
José Nunes de Oliveira
Textos Sagrados
Do Espiritismo
Duque de Caxias – RJ
2014
Iniciando a pesquisa sobre textos sagrados do espiritismo, nos deparamos com uma visão diferente de outras religiões, como o Islamismo e o Cristianismo, cujo conjunto de doutrinas tem fundamentos fechados e inegociáveis. O espiritismo se apresenta como uma filosofia espiritualista aberta a novas descobertas, conforme afirma sua doutrina na obra de Allan Kardec A Genese “Caminhando de par com o progresso,o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará.
(Allan Kardec, A Genese, 1868 p.42). Nota de rodapé número 15 da p. 42, nesta referida obra, reafirma as palavras de Kardec, quanto a dispretenção em ser o Espiritismo uma Autocracia.
A FEB (Federação Espirita Brasileira) em seu site (http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas/), indica cinco livros escritos por Allan Kardec, como sendo obras que norteiam o espiritismo, o termo aqui empregado norteiam, se deve em função da caracteristica de código aberto defendido pela própria doutrina. Por ordem de escrita os cinco livros a que nos referimos são:
1. O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857;
2. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861;
3. O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864;
4. O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865;
5. A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868.
Ainda segundo a FEB1, outros duas obras completam o pentateuco da doutrina espírita (pentateuco é o termo utilizado pela FEB em seu site).
6. O que é Espiritismo, Junho de 1859;
7. Obras Póstumas, publicado em janeiro de