Texto para apresentação
O texto sugere uma convergência de idéias que possa despertar um senso crítico aos alunos no que tange a apreensão de conhecimento, debates, discussões em sala de aula, e a realidade a qual estão inseridos; âmbitos socioeconômicos e político.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do ato de ler. No entanto, para que o mesmo se desenvolva, as atividades precisam ser significativas e estarem vinculadas ao contexto social. Apesar de existirem diversas metodologias e estratégias, cabe ao professor e a escola proporcionar este momento de formação do educando.
O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. A criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, nas situações familiares.
Nos primeiros anos de escolarização o discente precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se torne um leitor autônomo e criativo. Cabe ao professor proporcionar momentos de leitura significativa, incentivando a formação do indivíduo crítico e reflexivo.
A questão das finalidades é essencial à construção de uma nova pedagogia da leitura, e essa questão, vale dizer, é fundamentalmente política na medida em que o trabalho pedagógico é acionado para o cumprimento de determinados propósitos e interesses sociais. Assim, ao afirmar que queremos leitores conscientes, críticos e criativos, durante e após a sua trajetória acadêmica, estamos pressupondo que a consciência, a criticidade e a criatividade desses sujeitos-leitores vão ser constantemente dinamizadas nas diferentes práticas de leitura escolar, levando-os a se inserir na luta pela superação das contradições da vida social. Mais especificamente, aquilo que a escola chama de "espírito crítico" não deve ficar embotado dentro do indivíduo, mas deve dirigir-se à compreensão profunda da razão de ser dos fatos sociais, gerando reflexão, posicionamento e ação