Texto modelo de apresentacao
D
D
D
D
D
D
D
D
D
D
H
D
D
D
D
D
D
H
H
D
D
D
D
D
D
DIREITO COMERCIAL – 1° Bimestre
Prof. Marino o Luiz Postiglione Introdução Primórdios: o surgimento do fenômeno associativo deu-se no momento em que o homem percebeu que determinadas tarefas poderiam ser desenvolvidas de maneira mais eficiente se o fossem por duas ou mais pessoas em comunhão de esforços e objetivos.
Ou seja, Havendo uma determinada dificuldade se eu tentar resolver isoladamente não conseguirei, mas havendo um sociedade conseguiremos. As pessoas foram percebendo que determinadas tarefas poderiam ser desenvolvidas de maneira mais eficiente se o fossem por duas ou mais pessoas em comunhão de esforços e objetivos.
A sociedade surge naturalmente, não necessariamente com a família, como muito acham. Havendo algum tipo de associação a superação dos problemas se torna mais fácil.
O homem evolui e a partir dessa evolução temos alguma situações que são notadas:
(i)Questão econômica: no sentido de que nos primórdios o homem caçava, pescava para sobreviver, sempre evitando a morte e a sobrevivência. Nessa caça, o homem começou a observar a situação do EXCEDENTE, no qual este poderia ser trocado por outras coisas que precisava se a outra pessoa também tinha o excedente da coisa.
Troca dos remanescentes o que inicia
(ii)Economia de escambo: família vista como núcleos produtivos, no qual objetivavam a guarda desse excedente para a negociação futura. Um problema: dificuldade em saber o peso das coisas, para realizar as trocas. Esse é o motivo do surgimento da MOEDA, o dinheiro. O dinheiro é uma mercadoria padrão.
Evolução das formas de medir a mercadoria: Sal – metais preciosos – moeda – papel...
A sociedade evolui e traz inúmeras evoluções, na qual, precisamente, notamos a evolução econômica. Essa circunstancia da associação de duas ou mais pessoas começa a ser notada, composta em termos de economia mesmo. A