As formas literárias de apresentação de Texto.
RELATORIO - Relatar é basicamente contar o que se observou. Embora seja mais complexo do que uma resenha, o relatório é por natureza descritivo. As partes essenciais de um relatório de pesquisa são:
Introdução: descreve-se a importância ou relevância e os objetivos do autor.
Referencial teórico: é o texto resultante de levantamento bibliográfico, inclui definição de conceitos a menção de trabalhos já realizados a respeito do assunto. Metodologia: Faz-se a descrição detalhada da pesquisa, seleção da amostra, instrumentos de coleta, métodos de tratamento dos dados, etc.
Apresentação dos resultados: são os resultados obtidos e ordenados pelos objetivos da pesquisa, ressalta os aspectos quantitativos, gráficos, tabelas, e pizzas que ilustrem esses aspectos. Analise dos resultados: é feita uma interpretação analítica dos dados obtidos.
Sugestões/Recomendações: É a resposta a uma necessidade imediata.
Conclusão: Conclui-se comparando esses dados ao objetivo geral que norteou toda a pesquisa estabelecendo-se o quanto foi conseguido em relação ao objetivo proposto.
MONOGRAFIA: É um texto de primeira mão resultante de pesquisas cientificas, permite o aprofundamento do estudo e o raciocínio é desenvolvido de forma indutiva. A estrutura geral das monografias são: Introdução: consta de exposição da importância ou relevância do assunto, exposição dos objetivos do trabalho. Corpo: Conjunto de partes nominadas como capítulos, pré-ordenados na fase de projeto. Conclusão: Contém a síntese das idéias, os raciocínios desenvolvidos dos capítulos com objetivo geral que norteou a pesquisa.
DISSERTAÇÃO: Apresenta- se na forma de um relatório cientifico ou monografia. O texto deve identificar, situar, tratar e fechar uma questão cientifica de maneira competente e profunda. São características de uma dissertação: ser elaborada por pós graduando, situar-se dentro de uma área