Algoritmo
Professor Marco A. Sartori
Estruturas de repetição, vetores e matrizes
Página 1 de 6
Estrutura de repetição for
Utiliza-se a declaração for para realizar tarefas repetitivas dentro de um programa, como somar todos os elementos de uma matriz ou exibir na tela uma sequência grande de valores. A declaração for tem o seguinte formato: for ( valor_inicial; condição_testada; valor_incremento)
{
comandos;
}
A declaração for é o que chamamos de laço ou loop em programação: um conjunto de comandos que serão executados repetidamente até que uma determinada condição falhe e termine o laço. Em for, determinamos o número de repetições desejadas através de uma variável de controle que será modificada pelos argumentos da declaração for.
Valor_inicial refere-se à atribuição de um valor inicial para a variável de controle, por exemplo: “controle = 0;”.
Condição_testada é uma expressão qualquer contendo a variável de controle, que será testada continuamente. Enquanto a condição for verdadeira, os comandos dentro do laço for serão executados. Quando a condição falhar, o laço termina e o programa continua seu fluxo normal. Por exemplo, “controle < 30;” é uma expressão válida, que testa se a variável controle é menor do que 30.
Valor_incremento é uma expressão que incrementará a variável de controle sempre que a condição testada anteriormente for verdadeira. Por exemplo, “controle = controle + 1” ou mais simplesmente “controle++”
Os comandos entre as chaves serão executados sempre que a condição testada for verdadeira, e se repetirão até que a condição se torne falsa e o laço termine.
O exemplo de código abaixo mostra uma declaração de laço for utilizando o exemplo dado anteriormente: #include using namespace std; int main(){ int controle; for ( controle = 0;