Texto Inicial
Está-se acostumados com a educação formal e a ver a escola como principal instituição de formação do cidadão, nesse sentido de formação a escola também permite ou pelo menos deveria possibilitar uma integração ampla tirando um pouco o foco da sala de aula, pois ela é também um espaço de convivência e como tal um espaço para trocas de experiências.
Por ser a escola um espaço de formação do aluno enquanto cidadão, o Programa Escola Aberta do governo federal vem com uma proposta que visa o fortalecimento da comunidade, evidenciando a cultura, valorizando as identidades e a troca de saberes. Com isto propus discorrer sobre os reais resultados das ações que são desenvolvidas por intermédio desse programa, apontando os benefícios para os alunos/comunidade/escola.
O trabalho tem o objetivo de fornecer informações acentuadas da função da escola como um espaço alternativo para o desenvolvimento de novas habilidades por meio de programas que possibilitam a criança, ao jovem e também ao adulto que por motivos de vulnerabilidade ou não, não possuem contato com a cultura local (cinema, teatro, música, etc.). O programa Escola Aberta tenta aproximar o mínimo possível as crianças a esses meios culturais.
O estudo objetiva identificar nas ações desenvolvidasos pontos relevantes que contribuem para uma interação escola /aluno/comunidade aplicadas no Programa Escola Aberta.
2- ESCOLA E SOCIEDADE
Por mais limitado que seja o âmbito de vida de qualquer povo, lá se irá encontrar, em gérmen - por vezes, obscuras e indiscriminadas, - quatro grandes instituições fundamentais, que lhe constroem e condicionam a vida em comum: a família, o estado, a igreja e a escola. (AZEVEDO, 2001, p. 12).
Desde que haja vida em comum, e vida em comum de homens, essas instituições, sob alguma forma, hão de aparecer, e aparecem para manter, nutrir, ordenar e iluminar a vida em comum. Existir em sociedade envolve, com efeito, imensas complexidades. Cada indivíduo nada mais sendo do que