ARTICULAÇÃO DE TEXTOS SOBRE NANOCIENCIA E NANOTECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
1199 palavras
5 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA (FACET)CURSO DE FÍSICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSOR: MARCOS ALLAN
DISCENTE: WANDERSON LOBATO FERREIRA
26 FEV. 2014
ARTICULAÇÃO DE TEXTOS SOBRE NANOCIENCIA E NANOTECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
LIMA, Maria Consuelo A, ALMEIDA, Maria José P. M, Articulação de textos sobre nanociências e nanotecnologias para a formação inicial de professores de física In: Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p, 4401-1, 4401-8, Ano 2012.
RESUMO
A física desenvolvida no inicio do século XX também conhecida como física moderna e contemporânea (FMC) é o conjunto de teorias baseadas na investigação do mundo microscópico, no entanto compreender os conceitos desse ramo da física requer um conhecimento bem sólido de calculo avançado e física clássica, o que dificulta o aprendizado do público leigo nessa área, surgindo à dificuldade em introduzir esses assuntos no ensino médio por partes dos professores principalmente os conteúdos relacionados ao campo da nanociência e da nanotecnologia. Diante desse impasse o autor propõe um trabalho de preparação aos futuros docentes com uma série de textos sobre nanociência e nanotecnologia que visam estimular os estudantes universitários de física a trabalhar esses conceitos no ensino médio enfatizando uma forma de ensino alternativa aos jargões matemáticos.
Vivemos em uma era informatizada onde o mundo e as tecnologias evoluem rapidamente ficamos cada vez mais dependentes e mais acomodados em meio a tanta facilidade que a tecnologia nos proporcionou. Em meio a toda essa evolução a maioria desconhece o papel da ciência nesse contexto, o autor defende que a sociedade precisa esta informada e consciente do que a FMC pode nos trazer seja os benefícios como também seus riscos, Merecendo destaque ao seu potencial no desenvolvimento de armas com poder de destruição superior as armas nucleares. Podendo assim chegar à conclusão que a ciência