Texto inicial
O parecer n.28/2001, do CNE/CP de 02 de Agosto de 2001, apresenta o Estágio Supervisionado como “o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício”. Nesse sentido, o Estágio é um momento de formação profissional do acadêmico seja pelo exercito direto in locu, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habitado: o professor orientador.
Trabalhando com a interdisciplinaridade e as demais atividades da graduação, o Estágio Supervisionado visa cumprir a função de desenvolver as competências e compromisso do professor de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Letras previstas pelo perfil do profissional que a Unidade Universitária de Itapuranga almeja formar.
É sabido que o Estágio é uma atividade obrigatória, sendo assim, não é uma atividade remunerada, nem estabelece vínculo empregatício com as instituições ou unidades escolares que constituem o campo de atuação.
O Estágio Supervisionado tem por finalidade proporcionar ao futuro licenciado um momento específico de aprendizagem prático-teórica em que o estagiário, por meio de exercício pleno da docência - investigação, planejamento, regência, gestão e avaliação - compreenda a estrutura e funcionamento do seu futuro campo de trabalho. Outra meta relevante do Estágio é oferecer ao graduando oportunidades de contribuir para a solução de problemas que afetam o ensino da disciplina na educação básica.
Mais especificamente, o Estágio visa a atingir os seguintes objetivos:
• Propiciar ao estagiário o engajamento na realidade escolar, a fim de que a mesmo possa sentir, refletir e agir sobre os desafios que a carreira do magistério lhe apresenta;
• Promover a interação entre teoria e prática, permitindo a criação, elaboração e reelaboração de experiências pedagógicas;
•