texto gonzalez
Ricardo Rezer1
CONSIDERAÇÕES INICIAIS...
O ensino do esporte no processo de formação de professores de EF (Educação Física) é um tema complexo e vasto a ser pesquisado. O que um futuro professor de EF precisa aprender sobre esporte para que possa de apresentar como um professor com fundamentação suficiente para sustentar um processo de intervenção? Trata-se de uma questão importante que merece maior atenção da comunidade acadêmica e que, inicialmente, motivou o enfrentamento as questões apresentadas neste texto.
Nessa direção, sem querer “responder” a este dilema, ao mesmo tempo em que pretendo “não me furtar” a enfrentá-lo, objetivo com este texto, desenvolver uma reflexão acerca de elementos didático-pedagógicos para uma abordagem crítica do esporte no processo de formação inicial em EF. Para tal, inicialmente, apresento uma reflexão sobre estudos que vem abordando o ensino dos esportes na formação inicial em EF. Em um segundo momento, apresento reflexões sobre elementos que podem contribuir para uma abordagem crítica do esporte na formação de professores de EF, a partir de algumas experiências pedagógicas desenvolvidas no contexto específico da UNOCHAPECÓ2. Finalmente, apresento reflexões didático-pedagógicas para uma abordagem crítica do esporte na formação de professores de EF.
Portanto, este texto se propõe a participar do movimento (ainda recente) de decodificar para os processos de formação inicial em EF, aquilo que muitas obras (KUNZ, 1994, SOARES et al, 1992; entre outras) vêm propondo para a EF escolar. Desta forma, a relevância deste artigo se apresenta na direção de contribuir com a prática pedagógica no ensino superior, mais especificamente, o trato com o esporte neste âmbito.
Parto do princípio que dilemas do trato pedagógico nos diferentes espaços de intervenção no campo da EF precisam ser considerados na formação inicial,