Saude
Examinar os diferentes enfoques dados pela Educação às questões relativas à saúde.
2
AULA
Meta da aula
objetivos
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de: • Reconhecer os diversos enfoques da relação existente entre educação e saúde, relacionando-os, se possível, aos modelos educativos apresentados. • Diferenciar atividades tradicionais de educação para a saúde de atividades que promovam uma visão mais integrada entre o indivíduo e o meio.
Pré-requisitos
Para que você tenha maior facilidade na compreensão desta aula, é importante que retome o(s) conceito(s) de saúde apresentado(s) na Aula 1.
Educação em Saúde | Educação em saúde: O que é?
INTRODUÇÃO
Na aula anterior, destacamos a importância da educação na promoção da saúde. Nesta aula, discutiremos as diferentes formas como a educação e a saúde vêm estabelecendo relações ao longo das últimas décadas, e como essas relações poderão ser desenvolvidas de forma mais adequada. Destacaremos, ainda, a importância da inclusão do tema transversal saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Você já deve ter visto alguns desses termos: educação e saúde; educação para a saúde; educação em saúde; programas de saúde. São sinônimos? Há um consenso em relação a eles? Para responder a esta questão, utilizaremos os textos de Collares e Moysés (1986), Serrano González (1990), Stotz (1993) e Vasconcelos (1998; 2001; 2005). Em primeiro lugar, seria interessante entender como se deu essa relação entre a educação e a saúde. As autoras Cecília Azevedo Lima Collares e Maria Aparecida Affonso Moysés identificaram dois pontos “fundamentais e complementares” nessa discussão: “a incorporação da educação pela saúde” e “a incorporação da saúde pela educação” (1986, p. 10). O primeiro caso, o da “incorporação da educação pela saúde”, consolida-se quando a saúde aplica à educação um raciocínio clínico tradicional, em que as relações