Análise do texto “sistema de classificação dos esportes” (fernando jaime gonzález)
Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Fundamentos do Esporte Escolar
Análise do texto “Sistema de classificação dos esportes” (Fernando Jaime González)
Introdução
Os esportes vêm sendo classificados com o objetivo de que principalmente os participantes possam identificar seus elementos universais e entender melhor suas lógicas internas.
Relação de cooperação de oposição
Essas classificações são realizadas segundo quatro critérios que destacam diferentes aspectos da estrutura e/ou dinâmica dos esportes. Os critérios são os seguintes: a) se existe ou não interação com companheiros (esportes individuais ou coletivos), b) se existe ou não interação direta com o adversário (quando há interação direta com o adversário, caracteriza-se uma oposição direta, onde os jogadores devem antecipar as ações de seus adversários, para alcançarem seus objetivos). Combinando essas duas classificações, podemos observar as seguintes categorias: a) Esportes individuais em que não há interação com o oponente – são atividades onde a atuação de um indivíduo não é influenciada, ou condicionada por parceiros nem pela ação direta do oponente, como um salto do atletismo, por exemplo. O saltador não depende de ninguém para realizar sua performance, e não há interação direta com o oponente.
b) Esportes coletivos em que não há interação com o oponente – São atividades que demandam a colaboração de parceiros, mas não há interferência dos adversários na sua atuação. Como por exemplo, as provas das ginásticas.
c) Esportes individuais em que há interação com o oponente – O indivíduo atua individualmente, porém interagindo diretamente com o adversário, tentando em cada ação, alcançar o objetivo do jogo e simultaneamente evitando que o adversário o atinja. Como por exemplo, o tênis de campo ou tênis de mesa.
d) Esportes coletivos em que há interação com o oponente – São equipes que se enfrentam diretamente,