Pendulo simple
Trata-se de um sistema ondulatório simples. O MHS corresponde a um movimento de oscilação com período constante, em que uma partícula se move repetidamente para um lado e para o outro de um eixo X. Uma propriedade importante do movimento oscilatório é frequência, que é o número de oscilações completas por segundo e sua unidade de frequência é o hertz (Hz). Outra propriedade importante no MHS é o período que é o tempo necessário para completar um ciclo. Como exemplo deste tipo de movimento pode-se destacar o movimento planetário, um pêndulo e um corpo preso a uma mola oscilando.
Denominamos Pendulo simples o sistema que é composto por um corpo que realiza oscilações preso à extremidade de um fio ideal. Pode-se dizer que o movimento do pendulo que oscila com amplitude relativamente pequena é descrito pelo MHS. E que seu estudo pode ser feito relacionando as leis de Newton.
2. RELAÇÃO DE MATERIAL
* Suporte universal * 4 massas aferidas * 1 trena * Cronometro digital * Fio de polipropileno * 1 transferidor
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Em uma bancada de laboratório monta-se um sistema utilizando 3 massas (2g,5g e 10g) e fios de 25cm,23cm e 21cm comprimento. Após isso, ajusta-se o suporte na bancada do laboratório, desloca-se a massa num ângulo de 20 graus, com 5 centimetros de amplitude e coloca-se o pendulo para oscilar. Com um cronometro, mede-se o tempo de 10 oscilações e anota-se o resultado na tabela 1. Depois repete-se o mesmo procedimento para 3 massas diferentes.
Em seguida, como foi feito como na pratica1, monta-se o mesmo sistema mas com uma massa de 20 gramas e um comprimento de fio de 18,5cm, 23cm e 34,5cm. Com o sistema pronto, desloca-se a massa em uma amplitude de 5 centimetros e colocou-se o sistema para oscilar. Com o cronometro, mediu-se o tempo de 10 oscilações a anotou-se numa tabela 2. Repetindo o mesmo procedimento 3 vezes e achando a sua média.
Por último, conta-se com a variação