Amor
A linha do tempo traz os principais fatos e personagens, repartindo a história em grandes períodos históricos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, abrangendo desde o surgimento do homem na terra até os tempos atuais.
Pré-História: O que se convencionou como Pré-História, compõe 98% da vida do ser humano em terra e mar. Os outros 2% restantes, são a história propriamente dita. Compreende desde o surgimento do homem na terra, há três milhões de anos, até a invenção da escrita, 3500 a.C.
Idade Antiga: Está estreitamente ligada ao Oriente. Lá aparecem as primeiras civilizações, sobretudo na chamada "Zona do Crescente Fértil", que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Irã e Fenícia Mesopotâmia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas, Grécia e Roma, Ocidente. Vai do aparecimento da escrita (3500 a.C.) até a Queda do Império Romano Ocidental em 476. Caracterizou-se pelo Escravismo
Idade Média: Compreende o espaço de dez séculos decorridos entre a Queda do Império Romano do Ocidente e a Queda do Império Romano do Oriente em 1453 (tomada de Constantinopla). Sistema que a caracterizou: o Feudalismo.
Idade Moderna: Inicia em fins do século XV com a invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento, e vai até a Revolução Francesa de 1789. Com ela nasceu o Capitalismo. Aqui aparecem os Estados nacionais e os reis recuperando os poderes que tinham perdido no Feudalismo, tornando-se senhores absolutos de suas nações.
Idade Contemporânea: Vai da Revolução Francesa até os nossos dias. Verifica-se o grande avanço da técnica e os conflitos de grandes proporções. O pós-guerra se caracteriza pela Guerra Fria do Capitalismo com o Socialismo. E a partir de 1989, uma série de ocorrências político-ideológicas no leste europeu. Devemos observar que a linha do tempo é divida