3 Normas De Desenho Tecnico
Técnico
Apostila da disciplina de Desenho Técnico
Professora: Eneida González Valdés
Capítulo 2: Normas ABNT de Desenho Técnico
Profa. Eneida González Valdés Eng. Ms.
Normas Gerais de Desenho Técnico – ABNT.
No passado não existia padronização das peças, e, portanto, parafusos, porcas arruelas eram desenhadas e fabricadas como cada fabricante determinava, por isso nos primórdios do automóvel, era comum ver um mecânico dispor os fixadores em uma linha de seqüência á medida que estes eram desmontados, para evitar mistura dos mesmos durante a remontagem.
Essa falta de padronização era custosa e ineficiente, porque não era fácil encontrar um substituto de uma peça quando ela quebrava.
Uma norma é um conjunto de especificações para análise, projeto, manufatura e construção de algo. O propósito de um código é atingir um grau especifico de segurança, eficiência e desempenho ou qualidade.
Todos os países têm uma organização e/ou sociedade para estabelecerem especificações para padrões e seguranças ou códigos de projetos em Brasil temos a ABNT –
Associação Brasileira de Normas Técnicas.
No desenho técnico não é diferente e existem normas para representar os diferentes tipos de desenhos seja o mesmo mecânico, arquitetônico, de estruturas, elétrico etc. porque o mesmo deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Este capítulo é um resumo das principais normas técnicas gerais que podem ser utilizadas sem grandes mudanças nas diferentes especialidades da engenharia, arquitetura, desenho industrial etc.
1. Classificação dos desenhos:
a) Quanto ao aspecto geométrico:
Desenho projetivo: Desenho resultante das projeções do objeto sobre um ou mais planos que fazem coincidir com o próprio desenho.
Vistas ortográficas:
Figuras resultantes de projeções cilíndricas ortogonais do objeto, sobre planos
convenientemente