ipma
Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos
28 de março de 2015
Tarefa - Semana 1
MBA em Gestão da
Tecnologia da Informação Módulo | Gerenciamento de
Projetos
Gerência de Projetos No gerenciamento de projetos, por ser mais conhecido, é comum muitos pensarem que o PMI
(Project Management Institute) é o único instituto disponível de métodos para a área. Porém, muitos outros métodos e instituição pressão este apoio. Alguns programas oferecem uma espécie de ‘receita de bolo’, preparados para determinadas situações, outros (os mais famosos e utilizados), são frameworks que disponibilizam as melhores práticas para o gerenciamento de projetos e podem ser utilizados em diversas áreas.
Dentre os principais podemos citar ISO 10006, PRINCE2 e IPMA (alvo desta pesquisa). PMI e IPMA, são as instituições mais antigas e difundidas no mundo que buscam sempre disseminar mundialmente o conhecimento no gerenciamento de projetos.
Sobre o IPMA
Internacional Project Management Association
Criada na Suíça em 1965, a Associação Internacional de
Gerenciamento de Projetos (IPMA), é hoje a mais aceita e conhecida na
Europa. Inicialmente, foi lançada com o nome de INTERNET, sendo renomeada a partir de 1994. O Brasil possui apenas uma representante da associação mundial, a Associação Brasileira em Gerenciamento de Projetos
(ABGP).
Seu principal norte é a congregação das unidades federais, visando a ampliação, disseminação e troca de informações sobre gerenciamento de projetos. Conta com mais de 40.000 membros em quase 50 países. A última versão do seu Baseline foi lançada em 2006. IPMA é uma rede Internacional que da autonomia para cada país atuar, seguido os requisitos e necessidades locais, desde que mantenham suas diretrizes.
Para o cenário brasileiro, a ABGP publicou o manual RBC - Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos - que é o similar da associação para o PMBok do PMI.
Este manual contém a descrição dos processos e métodos que