Texto de franco cambi
DA
EDUCAÇÃO I
LUANA MONTEIRO
TURMA 102 NOITE
QUESTÕES COM BASE NA LEITURA COMPLEMENTAR DE JAIME PINSKI
1) Quais são as diferenças – de um modo genérico, a partir da idéia de representação – entre o conceito de cidadania na Grécia antiga e atualmente?
O conceito de cidadania da Grécia antiga era diretamente vinculado à democracia, esta afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade. Porém para participar do governo da polis, era necessário que o cidadão além de opinar, falar, deveria também saber persuadir a assembléia. Já nos dias de hoje a democracia está além dos direitos políticos, ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei, à educação, ao trabalho à saúde e a uma velhice tranquila. Em resumo, cidadania é ter direitos civis, políticos e sociais.
2) Qual é a diferença entre o conceito de legitimidade do poder depois das revoluções burguesas (como a Revolução Francesa) e o conceito anterior, durante o Antigo Regime?
O conceito de legitimidade durante o Antigo Regime era baseado nos deveres dos súditos, após as revoluções burguesas lutas travaram-se para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental os estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais étnicas, sexuais e etárias.
3) Explique, com conceitos e exemplos, o que entende por uma democracia plena, que inclua universalidade, participação e direitos sociais.
Democracia plena é aquela que coloca o governo como servo do cidadão, e que combata a corrupção. A democracia plena, não se vende, não se compra, antes garante a igualdade e a qualidade de vida à todos, independente de cor ou religião não busca o lucro antes do bem estar de seus governados. Talvez possa ser utópica, tal idéia de democracia, mas é esta a minha visão.
4) Debata sobre a fragilidade da democracia: ao mesmo tempo em que pode