Fichamento idade medieval
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
CAMBI, Franco. A educação na Grécia.
In:____ História da Pedagogia. Tradução de Alvaro Lorencini. São Paulo
Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999, p.74-102. (Encyclopaideia).
IDÉIA CENTRAL
O texto fala sobre o desenvolvimento da educação, sua história, origem e influências. Mostrando os ideais de pensadores, filósofos que detinham o conhecimento e passavam esses conhecimentos de maneira ordenada, criando assim a maneira como conhecemos a educação hoje. A base desse texto se origina na Grécia antiga e mostra como os gregos influenciaram no sistema de educação atual.
IDÉIA SECUNDÁRIA
Uma idéia complementar que passa este texto, é a complexidade que tiveram os filósofos para desenvolverem seus ideais em relação a inquisição, a Igreja detentora do poder e do conhecimento absoluto, sendo assim, além de desenvolver um sistema de ensino tinham que se adaptar a época que não era favorável para isso.
PERÍODOS EXPECÍFICOS
“[...] superada pelos frígios pelos dórios, povos invasores que se instalaram na península. Neste processo, a própria estrutura geográfica da Grécia – como disse, “topografia montanhosa” e “fracionamento geográfico natural” – favoreceu a formação de reinos isolados e independentes, [...]” (CAMBI, 1999, p. 75)
“[...] ‘As cenas de mulheres fiando são muito numerosas no fim do período arcarico’ na pintura de vasos; as mulheres são representadas com ‘conchas e cestos’, para indicar seu empenho no trabalho, [...]” “[...] Na sociedade grega existem também figuras de mulheres mais livres e menos subalternas: as sacerdotisas, as ‘anciãs’, as hetairas ou prostitutas de luxo, que vivem ao lado de homens, são cultas , participam da vida social [...]” (CAMBI, 1999, p. 81)
“[...] Novos grupos sociais, ligados ao comércio e de riqueza recente, reclamam uma presença política e apontam para uma democracia que favoreça a troca de classes na gestão do poder. [...]” “[...]Ao lado dessa mobilidade