História da educação
UNIDADE 4
1. Pesquise sobre o pensamento medieval e desenvolva um pequeno texto (máximo 15 linhas) que confirme ou discorde das idéias apresentadas no fragmento da obra de Franco Cambi.
Na época medieval a igreja influenciava as pessoas em todos os sentidos da vida. Na educação, política, literatura, arte, filosofia e ciência. No século IX, fudaram-se escolas junto às catedrais. Logo em seguida, vieram as universidades. Mas em todas as faculdades da época, a influência da igreja era forte. As aulas eram ministradas em latim, e algumas das matérias de estudo eram: teologia (filosofia), ciências, letras, direito e medicina.
A obra de Franco Cambi já discorda totalmente desse pensamento. Para ele o ato de educar não é visto apenas como formação ou informação, mas no sentido amplo de construir cidadãos com visões de mundo compatível com determinado entorno social. Atualmente, segundo Cambi, a televisão e o cinema exercem a função de primeiros educadores dos jovens, antecipando conteúdos que a escola só tratará mais tarde. Esse tipo de questionamento, para o pesquisador, é suficiente para exigir que a educação, tal qual a conhecemos hoje, seja repensada e reformulada, sempre tendo em vista que a pedagogia é uma ciência que deve atuar para formar cidadãos críticos e desejosos de melhorias sociais.
2. Produza um breve texto no qual seja possível identificar em quais situações ocorreu à existência de uma estrutura de ensino dual (marcada pela oferta de instrução diferenciada para ricos e para pobres).
Ocorreu na educação tradicionalista, com os povos chamados orientais, onde faziam parte dessa sociedade. Os governos apresentavam caracteres despóticos e teocráticos usavam a fé religiosa como forma de poder à população que, por sua vez, era constituída por lavradores, comerciantes e artesãos que além de não ter direitos políticos, não tinham acesso ao saber da classe dominante. Essa classe subalterna era excluída da sociedade, bem como as