Educação - Roma Antiga e Idade Média
Franco Cambi
A educação na Roma arcaica teve um caráter bem pratico, familiar, e civil, com objetivo de formar em particular o “civis romanus” que eram superior a outros povos porque possuía consciência do direito como fundamento da própria “romanidade” e que tinha consciência da ligação que devia construir entre os povos, entre os escravos, concedendo a eles a segurança pessoal e a de sua propriedade, mas como também o direito de juntar riquezas e etc.
Para as mulheres da Roma, a educação era preparar as garotas para seu futuro papel de esposas e mães, mesmo se depois a mulher tenha ganhado autonomia na sociedade que vivia.
Pelo contato com a cultura grega, Roma entrou na orbita do helenismo, junto com o completo de saberes e de arte, Roma organizou sua própria identidade cultural, pegando o grego como língua culta e redescrevendo os tais saberes e artes. Assim temos o nascimento de uma pedagogia refletida na educação, agora mais rigorosa, mais universal, elaborado por um discurso racional.
Fonte:
Data de acesso: (02/10/2014 – 15h42min) http://books.google.com.br/books?id=uLpQEeyt1D0C&pg=PA6&lpg=PA6&dq=franco+cambi+roma+antiga&source=bl&ots=MC2HKIewNq&sig=5GmGj8j4mwz7ODQoT4kl6qBrGgA&hl=pt-BR&sa=X&ei=kpQtVOEI2I02jImCiAc&ved=0CDUQ6AEwBA#v=onepage&q=franco%20cambi%20roma%20antiga&f=false Historia da Educação na Idade Média
Mario Alighiero Manacorda
A Educação na alta idade media, era “física e guerreira”, educar as crianças para que se tornassem a classe dominante. Libertava os meninos dos medos dos anciões e lhes davam coragem e o saber do uso de armas. Os bárbaros daquele local discordavam com a educação romana, principalmente aquela que se dava nas escolas, pois ela criava homens sem capacidade para enfrentar o perigo da espada e da lança, ou seja, a escola era contraria aos