Pedagogia e gestao
Doutora em Educação pela PUC ‐ RJ
PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO
Aula 1 Uma viagem do mundo antigo ao medieval
RESUMO
Nessa unidade vamos trabalhar a Educação no mundo antigo, suas principais características e a educação na época medieval. Vamos nos deter nesse período, pois apesar de ter sido erroneamente interpretado como uma época de trevas, foi lá que a escola, tal como a conhecemos hoje, se constituiu.
MUNDO ANTIGO: GRÉCIA, ROMA E O MEDITERRÂNEO
Vamos conhecer um pouco da educação grega?
VÍDEO
A educação grega
E POR QUE O MEDITERRÂNEO É IMPORTANTE? PORQUE O MUNDO ANTIGO NASCE NO MEDITERRÂNEO
Porque essa região foi habitada por povos de culturas muito diferentes; Porque o mundo Grego é devedor do mediterrâneo: na religião, nas técnicas, no pensamento, na arte e até na política.
Do ponto de vista da educação, o antigo Mediterrâneo, especialmente a Grécia, foi a origem da nossa tradição ocidental; Foi de lá que vieram nossos modelos de cultura, arte, civilização; A escola se afirmava cada vez mais no centro da vida social dessa região.
Nasce a figura do pedagogo, que na Grécia era um acompanhante da criança; O mundo antigo colocará como central essa figura de educador; Figura ativa na vida do individuo, foram os protagonistas na formação do jovem.
Na época helenística – mais ou menos entre 323 a.C. até 147 a.C. – quando Roma anexa a Grécia aos seus territórios, que se organiza o sistema de estudos, do nível elementar ao superior; A escola elementar compreendia leitura, escrita, gramática, musica e desenho. Entrava‐se aos 7 anos de idade.
Na escola secundária se estudava a gramática, princípios da retórica e da lógica aplicados aos estudos da literatura. Entrava‐se aos 12 anos de idade; A formação superior buscava seus modelos nas escolas filosóficas, especialmente em Alexandria (Egito).
Entre as principais heranças que recebemos da Grécia e que