Linha de transmição
Antes da invenção do telefone, Alexandre Graham Bell em 1875, a distância alcançada pela voz humana estava limitada pela potência da voz do locutor e pela sensibilidade auditiva do ouvinte.
Apesar dos grandes avanços na tecnologia das telecomunicações os princípios de transmissão a longas distâncias, continuam sendo o mesmo. Converte-se o sinal de voz em sinal eléctrico.
A pequena potência de voz do locutor é transformada em energia eléctrica no ponto inicial de transmissão. Esta energia pode ser amplificada, digitalizada sendo transmitida até o ponto final por diversos meios: espaço livre (wireless), linha de transmissão (cabo coaxial, fibra óptica etc.), onde é novamente transformada em energia sonora.
Porém a Linha de transmissão, é um sistema usado para transmitir energia electromagnética. Esta transmissão não é irradiada, é sim guiada de uma fonte geradora para uma carga consumidora, podendo ser uma guia de onda, um cabo coaxial ou fios paralelos ou torcidos.
Desenvolvimento
Modos de Transmissão
Simples, quando a comunicação é possível em somente um sentido. Transmissão simples.
Exemplo: A transmissão do sinal de televisão e rádio.
Semi-Duplex (Half-Duplex), quando a comunicação é possível em ambos os sentidos, porém não simultaneamente.
Transmissão semi-dupla.
Exemplo: Transmissão de mensagens escrita pelo telex, algumas transmissões de dados.
Duplex (Full-Duplex), quando a comunicação é possível, simultaneamente, em ambos os sentidos. Transmissão dupla.
Exemplo: Conversação telefónica, algumas transmissões de dados.
Meios de transmissão
O s meios de maneira geral podem ser classificados em confinados ou meios físicos e não-confinados ou meios rádio. Os meios confinados se caracterizam pelo fato de que a propagação da energia do sinal se dá nos limites físicos do meio, ou seja, o sinal é guiado ao longo de um caminho determinado pelo meio: par trançado, cabo coaxial, fibra óptica etc.
Num meio não-confinado, a energia do sinal