Testes
O computador é uma máquina capaz de efetuar cálculos com um grupo de números, “lembrar” o que foi computado, e ainda, pode ser adaptado para efetuar outros cálculos com um novo grupo de números. O primeiros modelo foi o Ábaco, usado desde 2.000 a.C. e até hoje é encontrado no Japão e em outros países do Oriente. O Ábaco é um tipo de calculador em que se pode ver claramente o cálculo nos fios: a posição das contas forma uma “memória” do cálculo, mas não são automáticos e não comportam números extensos. O Ábaco é um calculador decimal operado manualmente.
Costuma-se considerar o Ábaco como o primeiro instrumento criado para facilitar o trabalho do homem em processar informações. O Ábaco foi inventado no Oriente Médio há milhares de anos e ainda hoje é utilizado. Por exemplo, ainda hoje no Japão é comum encontrar comerciantes que continuam preferindo fazer contas utilizando Ábacos – e as fazem mais rápido que uma calculadora eletrônica.
Blaise Pascal
Blaise Pascal foi um matemático, físico e filósofo francês que em 1642, inventou a primeira calculadora mecânica, talvez para ajudar o país a fiscalizar os impostos. A calculadora trabalhava perfeitamente, transferia os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas através de um dispositivo especial.
Pascal chamou a sua invenção de Pascalina.
Originalmente, ele pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais. O Instrumento utilizava uma agulha para mover as rodas, e um mecanismo especial levava os dígitos de uma coluna para outra. Pascal recebeu uma patente do Rei da França (Luiz VIII) para que lançasse a calculadora no comércio. O engenho apesar de útil, não obteve aceitação.
Charles Babbage
Em 1834, Charles Babbage quase construiu o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava algumas desvantagens: Uma delas era o fato do computador ser mecânico; a outra era a própria precariedade da