Fluxograma
Fluxograma são ferramentas de representação gráfica do trabalho realizado na organização, possuindo vários tipos e grau de complexidade, de acordo com o objetivo a que se destinam.
Preparação para o aperfeiçoamento de processos empresariais (é preciso conhecer para melhorar);
Identificação de atividades critica para o processo;
Conhecimento da seqüência e encadeamento das atividades dando uma visão do fluxo do processo;
Documentação do processo para analises futuras, adequação a norma certificações e esclarecer sobre o funcionamento para pessoas recém admitidas na organização;
Fortalecimento do trabalho em equipe quando o desenvolvimento dos fluxogramas é feito com a participação de todos os envolvidos.
Visão geral da elaboração de fluxogramas
A elaboração de fluxograma de um processo integral, descendo até o nível das tarefas individuais, forma o embasamento da análise e do aperfeiçoamento do processo. A atribuição de partes do processo a membros específicos da equipe acelera a execução das tarefas, que, de outra forma, demanda muito tempo. Toda situação e/ou processo apresentara problemas específicos de mapeamento. Por exemplo, a documentação disponível raramente e suficiente para mapear todas as atividades e tarefas, sem falar nas pessoas que executam essas tarefas. Tenha cuidado com aquilo que a documentação determina como deve ser feito e como as coisas são feitas na realidade. Há muitos tipos diferentes de fluxograma. Cada um para cada aplicação especifica. São elas:
1- Diagrama de blocos que fornece uma rápida noção do processo;
2- O fluxograma padrão da American National Standards Institute (ANSI), que analisa os inter-relacionamentos detalhados de um processo;
3- Fluxogramas funcionais, que mostram o fluxo do processo entre organizações ou áreas;
4- Fluxogramas geográficos, que mostram o fluxo do processo entre localidades.