Teste triangular
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
PROFESSORA: DRA REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAÚJO
CELMA DE OLIVEIRA BARBOSA
LAYANE CARINE SILVA RODRIGUES
TESTE TRIANGULAR
TERESINA, ABRIL / 2012
LAYANE CARINE SILVA RODRIGUES
TESTE TRIANGULAR
PROFESSORA: DRA REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAÚJO CELMA DE OLIVEIRA BARBOSA
ESTAGIÁRIAS DOCENTES: ANA PAULA DE MELO SIMPLÍCIO
MÁRCIA LUIZA DOS SANTOS BESERRA PESSOA
MONITORAS: JULIANA MARANHÃO
MARIA TEREZA LEAL
SAVINA TORRES
TERESINA, ABRIL / 2012
INTRODUÇÃO
Os testes discriminativos determinam se existe diferença perceptível entre as amostras. São testes analíticos, em que os julgadores de uma equipe atuam como instrumentos pra detectar pequenas diferenças; podendo ser do tipo que avalia a diferença global entre as amostras, ou do tipo direcional, ou seja, em que o julgador indica se existe diferença em um determinado atributo. São muito usados para seleção e monitoramento de equipe. Os teste discriminativos mais utilizados são os de comparação pareada, duo- trio e o triangular(Ferreira et al.,2000)
O método triangular é o mais comumente usado entre os testes discriminativos. Como o próprio nome indica, três amostras são apresentadas simultaneamente aos provadores, sendo duas delas idênticas. Todas as três são codificadas e a tarefa do julgador é avaliar quais são iguais ou qual delas é diferente. Este método é de escolha forçada, ou seja, o provador terá que escolher uma das três amostras , em cada triangulo, que seja diferente.(Chaves e Sproesser, 2002).
Este teste tem como objetivo verificar se existe diferença significativa entre duas amostras que sofreram tratamentos diferente. Serve para detectar pequenas diferenças e por esse motivo é usado antes de outros testes, porque não avalia o grau, nem caracteriza os atributos responsáveis pela diferença.
METODOLOGIA
Cada provador recebeu três