Relat rio teste triangular 1
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS – DEA
ANÁLISE SENSORIAL
Relatório/Aula prática de Análise Sensorial n° 2– Teste Triangular
Docente: Daniella Moreira Pinto
Discentes: Andressa Polli
Ellyde Loiola
Erica Ferreira
Janaina Melo
Katiane Santos
Silvonei Martins
Várzea Grande – MT, Setembro de 2014.
1 . REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
O objetivo da avaliação sensorial é detectar diferenças entre os produtos baseado nas diferenças perceptíveis na intensidade de alguns atributos (FERREIRA et al.,2000). Contudo, conforme o produto o atributo sensorial e finalidade do estudo, existem recomendações de métodos, referindo a NBR 12994, que classifica os métodos de análise sensorial dos alimentos e bebidas em discriminativos, descritivos e subjetivos (ABNT, 1993).
As embalagens vão se adaptando para acompanhar a aceleração da vida moderna. Por conta do agitado dia-a-dia, em que se realiza mais de uma atividade ao mesmo tempo e se acaba por consumir produtos ao longo do trajeto, esses embrulhos são desafiados a seguir estas mudanças. Em função disso, novas soluções são lançadas no mercado, visando ao aumento da praticidade para o consumo de diversos produtos( FERREIRA et al., 2012).
O teste triangular é útil nos casos em que a alteração dos ingredientes, do processo, da embalagem ou do tipo de armazenamento produzem mudanças no produto que não podem ser simplesmente caracterizadas por um ou dois atributos. Uso é limitado nos casos que os produtos originam fadiga sensorial, adaptação ou em que para os provadores é confuso comparar três amostras (AGUIAR, 2009).
O objetivo desta análise foi registrar se degustadores não treinados conseguiriam identificar se havia ou não diferença de duas amostras de chocolate ao leite da marca Garoto, porém com embalagens diferentes, sendo uma de almínio contendo 16 gramas por unidade e outra de plástico contendo uma barra de 76 gramas por unidade.