Empuxo
Durante o experimento foram utilizados diversos tipos de materiais. A execução se deu em um sistema de sustentação de tripé com sapatas amortecedoras, haste principal e mesa de suporte Arete.
Foi acoplado um dinamômetro de mola de 2N ao sistema de suporte, após isso foi pendurado o cilindro de Arquimédes com recipiente e êmbolo no gancho do dinamômetro.
Após isso foi posicionado um béquerde 250ml com água abaixo do cilindro de Arquimédes e mergulhado o êmbolo do cilindro no béquer. Após isso foi retirada a quantidade de água descolada pela submersão do êmbolo com ajuda de uma seringa com capacidade de 20ml.
Sistema de sustentação de tripé com sapatas amortecedoras, haste principal e mesa de suporte Arete: É um aparelho que possuí variadas formas de utização, porém geralmente utilizado para realização de experimentos que necessitam de se retirar algum tipo de medida. (Figura 1M).
²Dinamômetro de mola de 2N: O dinamómetro de mola é usado para medir o peso de um corpo, onde uma força é medida pelo alongamento produzido em uma mola elástica helicoidal que encontra-se unida a um cursor, que indica, sobre escala graduada, o alongamento provocado pela força a qual o aparelho está sendo submetido, sendo essa força graduada em Newtons (). (Figura 2M).
³Cilindro de Arquimédes : O cilindro de Arquimédes é o mais clássico material para se provar o principio de Arquimédes. Consiste em um cilindro e um êmbolo feitos de modo a um se ajustar exatamente ao interior do outro. (Figura 3M).
Bequer de 250ml : É um recipiente simples utilizado em laboratórios, geralmente de formato cilíndrico com fundo chato. São graduados, porém não oferecem grandes precisões, e possuem variadas medidas. (Figura 4M).
Seringa de 20ml : É um aparelho utilizado geralmente por profissionais da saúde, destinado a injetar ou retirar substâncias líquidas. (Figura 5M).
Imagens:
(Figura 1M).
(Figura 2M).
(Figura 3M).
(Figura 4M).
(Figura 5M).
Referências
2