LUTERO EDUCADOR

5314 palavras 22 páginas
LUTERO EDUCADOR: FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA LUTERANA

Alexsandro Pedroso da Silva1
Alexpedroso2000@hotmail.com
Orientador: Adnilson José da Silva prof.adnilson@ig.com.br RESUMO: A Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, desencadeou mudanças conjunturais que alcançaram à área educacional. Tais alterações não ficaram restritas à região da Europa, que foi palco dos acontecimentos deflagradores e consolidadores da Reforma, mas se instalaram também no Brasil principalmente através da imigração alemã. Por esses motivos, este artigo constitui como importante pesquisa na área da História da Educação. O trabalho aqui proposto enfoca a Pedagogia Luterana desde suas bases político-pedagógicas, fazendo um resgate histórico de sua trajetória das orientações assinadas pelo próprio Martinho Lutero. São fontes de pesquisa, documentos históricos e a literatura pertinente ao tema para incluir a discussão no campo educacional onde A reforma Protestante e Lutero tornam-se um movimento Educacional. .

Palavras-chave: História da Educação; Reforma Protestante; Pedagogia Luterana.

INTRODUÇÃO
Pretende-se analisar nesta pesquisa quais foram as propostas pedagógicas no contexto do movimento da Reforma Protestante de Martinho Lutero (1483 – 1546). Monge da ordem de Santo Agostinho, e apresentá-las em defesa da Reforma do ensino secundário e das universidades, da criação de escolas de educação elementar que esteja no alcance da população, e a trajetória da educação luterana. E ainda que as concepções de Lutero sobre a educação cristã estão evidentes em todos os seus escritos, quando este ataca os problemas sociais e religiosos, aconselhando o povo como deveriam ser reestruturados.
Para isso trabalha-se com dois textos principais de Lutero que registram a sua preocupação com a educação escolar: a primeira uma carta escrita “Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que Criem e Mantenham Escolas Cristãs: Obras Selecionadas V. São Leopoldo: Comissão Interluterana de

Relacionados