TESTE TRIANGULAR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
PROFESSORA: Dra. REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA-ARAÚJO
ESTAGIÁRIOS DOCENTES: MARIA LÍCIA
RODRIGO BARBOSA
TESTE DE GOSTO - INTENSIDADE
NATALLY DA SILVA NOLÊTO
TERESINA-PI
01-2014
TESTE DE GOSTO - INTENSIDADE
NATALLY DA SILVA NOLÊTO
TERESINA-PI
01-2014
1 INTRODUÇÃO
A análise sensorial vem sendo aplicada no desenvolvimento e melhoramento de produtos, controle de qualidade, estudos sobre armazenamento e desenvolvimento de processos. Em programas de controle de qualidade, esta interação tem sido usada para medir a qualidade do alimento, onde uma equipe pode dar respostas que indicarão a preferência do consumidor, diferenças e preferências entre amostras, seleção do melhor processo e determinação do grau ou nível de qualidade do produto, possibilitando aplicações diversas de metodologia quantitativa. Os requisitos de aceitabilidade do produto podem ser obtidos empregando-se métodos de análise dirigidos às expectativas do consumidor com avaliadores treinados ou não treinados (LANZILLOTTI, 1999).
Para se fazer uma análise sensorial de um produto, existem vários métodos com objetivos específicos, que são selecionados conforme o objetivo da análise, como, por exemplo, métodos de sensibilidade para se selecionar ou treinar juízes, ou métodos afetivos para se verificar a aceitabilidade do mercado consumidor. Os métodos podem ser divididos em quatro grandes grupos, são eles: testes afetivos, testes de diferença ou discriminativos, testes analíticos ou descritivos e testes de sensibilidade. Para cada grupo existem testes específicos (MARTINS, 2004).
As provas afetivas consistem na manifestação subjetiva do juiz sobre o produto testado, demonstrando se tal produto agrada ou desagrada, se é aceito ou não, se é