Teste de tração
2 (Revisão bibliográfica) 3
2.1 Ductilidade 3 2.2 Alongamento 3 2.3 Redução de área 3 2.4 Limite de ruptura 4
3 (Materiais e métodos) 5 3.1 Materiais Utilizados.........................................................................................................5 3.2 Realização do teste...........................................................................................................6
4 (Resultados e discussão)....................................................................................................8
5 (Conclusão) 9
6 (Bibliografia) 10
1. Introdução
O ensaio de tração consiste em submeter o material a uma carga axial que tende a alongá-lo até a ruptura. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a carga aplicada no qual o corpo rompe. Um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido a facilidade de realização e utilidade dos dados obtidos.
1 2 2. Revisão bibliográfica
O ensaio de tração pode ser considerado como um dos melhores ensaios visando à relação custo-benefício uma vez que o seu custo efetivo, tomadas as devidas condições e exigências, pode ser muito menor que outros ensaios de mesmo cunho. Um laboratório dotado de uma máquina de ensaio de tração, pode cobrar valores muito aceitáveis frente as exigências financeiras do setor, quando o ensaio se resumir a algumas considerações essenciais, de baixa complexidade.
O ensaio de tração consiste basicamente em tracionar um corpo de prova a uma velocidade constante, até a ruptura. Existem diversos tipos de corpos de prova utilizados na prática, porém todos atendem aos requisitos estabelecidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Os resultados são medidas de ductilidade e resistência do material.
3.1 Ductilidade
A ductilidade é a propriedade que