Estudante
CENTRO DE TECNOLOGIA GEOCIÊNCIAS
Ensaio de tração
Wender Pereira Santos Santana
23 de Janeiro de 2014
Introdução
Ensaio de tração é um teste fundamental nas ciências dos materiais na qual uma amostra é submetida a uma tensão controlada até a ruptura do corpo de prova. O ensaio de tração é considerado o teste mecânico que apresenta a melhor relação entre informações obtidas e custo/complexidade de ensaio. Apesar deste teste possa ser realizado em condições bem distintas daquelas nas quais o material será requisitado, os parâmetros obtidos deste ensaio são o ponto de partida para a caracterização e especificação.
Os resultados obtidos geralmente são usados para a seleção de um material para uma determinada aplicação, teste de controle de qualidade e previsão de como o material irá reagir sobre outros tipos de força. As propriedades que podem ser medidas diretamente do ensaio de tração são, tração de ruptura, elongação máxima e redução de área. Pode-se obter também, através dos resultados previamente obtidos, as seguintes propriedades, Módulo de Young, coeficiente de Poisson, tensão de escoamento e resistência à deformação plástica. O Ensaio de tração uniaxial é o mais utilizado para a obtenção das características mecânicas de materiais isotrópicos. Para Materiais anisotrópicos, tais quais compósitos e têxteis, é necessário à utilização de um ensaio de tração biaxial.
Corpo de Prova
Os corpos de prova para o ensaio de tração devem seguir um padrão de forma e dimensões para que os resultados dos testes possam ser significativos. No Brasil é seguida a norma MB-4 da ABNT que define formatos e dimensões para cada tipo de teste.
A seção transversal do corpo de prova pode ser circular ou retangular dependendo da forma e dimensões do produto de onde for extraído.
Se ele for proveniente de uma chapa, placa ou perfil, em geral terá seção transversal retangular.
Se for proveniente de um corpo de seção