Projeto de construção e simulação de teste de resistência à compressão/tração de ponte de macarrão
Este trabalho analisa o desenvolvimento de um projeto para a construção de uma ponte de macarrão, tomando como base o estudo das disciplinas do curso de Engenharia onde são apresentados subsídios para o planejamento, simulação e construção de um protótipo tendo como estrutura básica, treliças.
Treliças ou Sistemas Triangulados são estruturas formadas por elementos indeformáveis, aos quais se dá o nome de barras, ligados entre si por articulações que se consideram perfeitas, os nós. Nas Treliças as cargas existem somente nos nós, ficando assim as barras apenas sujeitas a esforços normais de tração ou compressão.
Tal projeto se torna necessário para a contextualização entre as disciplinas. 2- OBJETIVO A finalidade do projeto acadêmico foi proporcionar ao aluno de engenharia um primeiro contato na parte de calculo estrutural de modo simplificado. Dessa forma, introduzindo ao aluno os primeiros conceitos quanto a execução de um projeto nas etapas: cálculo, confecção de projeto e teste de carga em ensaio destrutivo. Isso possibilitou ao aluno a oportunidade de acompanhar os desafios de projetar e executar um projeto de engenharia em escala reduzida.
Para tanto, o projeto acadêmico se baseou em experiências didáticas similares bem sucedidas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa pioneira no Brasil em competições desta natureza, um evento foi proposto pela primeira vez aos alunos da UFRGS no semestre 2004/1, como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade.
Assim, o projeto adotado pela Universidade Paulista (UNIP) utilizou a ideia levantada pela UFRGS, contundo adotando normas próprias.
Logo, o projeto da UNIP utilizou a fase de projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, número 7, conforme as especificações detalhadas no regulamento da competição da Universidade Paulista.
3- REVISÃO BIBLIOGRAFICA
3.1.