Administração
Gerenciamento de Sistemas para gestores
1 Introdução
Este trabalho propõe apresentar um estudo sobre a importância do gerenciamento de sistemas para o processo de decisão nas organizações empresariais.
A gestão elaborada pelo departamento de Tecnologia da Informação nas empresas deve mostrar a cada grupo de trabalhos ou setores um sistema que trague melhorias e soluções para determinadas situações. O sistema para gestores, dentro da empresa permite autonomia sobre os conteúdos inseridos nos projetos de aperfeiçoamento através da evolução dos softwares implantados com distribuições e disponibilidade da informação.
Os gerentes de TI encarregados de proporcionar inovação, estão repensando suas estratégias de gerenciamento de sistemas ao explorar o potencial das Arquiteturas Orientadas a Serviços (Services Oriented Architectures) ou SOA. A mudança para SOA representa um importante afastamento de práticas tradicionais de gerenciamento de sistemas que consiste em identificar projetos que devem ser automatizados para depois lhes dedicar recursos tecnológicos adequados.
Hoje mais do que nunca, exige-se dos administradores de TI em organizações de diferentes portes que façam mais com menos. Muitos administradores de sistemas enfrentam basicamente os mesmos desafios de seus colegas nas maiores empresas, porém sem o mesmo número de pessoas de suporte, especializações e orçamento desses colegas.
O tempo gasto "apagando incêndios" em diferentes disciplinas da gerência de sistemas, além da necessidade de executar tarefas manuais trabalhosas, deixa pouco tempo de sobra para trabalhar em iniciativas estratégicas proativas como melhorias de desempenho ou análise de causas primárias. Essas pessoas ficam frequentemente assoberbadas, com equipes centrais limitadas para realizar a maioria das tarefas necessárias para atingir a estabilidade a empresa.
A implantação de novos sistemas para o gerenciamento na empresa prestará serviços para reorgarnizar