Teste de Tração
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
ANNE CAROLINE ÂNGELO RODRIGUES
FELLIPE BRITO ALMEIDA
ENSAIO DE TRAÇÃO
ARACAJU
2015
ANNE CAROLINE ÂNGELO RODRIGUES
FELLIPE BRITO ALMEIDA
ENSAIO DE TRAÇÃO
Relatório de prática experimental apresentada à Universidade Tiradentes como pré-requisito da disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, turma N03, ministrada pela professora Ana Paula de Santana Bomfim.
ARACAJU
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. MATERIAIS 4
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
6. CONCLUSÃO 8
7. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Diante da necessidade do homem de buscar explicações para muitas das questões técnicas que este enfrentava ao longo do seu crescimento, foram criadas máquinas e operações de testes, dentre eles o teste de tração. De acordo com alguns autores (Van Vlack, 1984 e William et al., 2000), ensaios mecânicos são importantes para determinar os parâmetros dos materiais em condições de trabalho. Dentre as principais solicitações mecânicas para fabricação, encontram-se a tração, a compressão, o cisalhamento, e a flexão (Bertoldi, 2014).
O Ensaio de Tração consiste na aplicação de uma carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico, (ao mesmo tempo em que são medidas as variações no comprimento) até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais. Submete-se os corpos-de-prova á esforços crescentes em direção axial alongando-os até que ocorra a ruptura, e assim poderemos medir as deformações correspondentes por intermédio do extensômetro. O ensaio de tração, através do gráfico de tensão-deformação e que junto com cálculos matemáticos, determinará as seguintes propriedades do material: módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistência mecânica, limite de ruptura, módulo de