Tracao 2014
Ensaio de Tração
Disciplina: Resistência dos materiais
Prof. Dr. Rogério Tramontano
Anderson de Souza Luna – C.A. 23625868
Fábio Uchoa Toth – C.A. 23601878
Igor Passos – C.A. 23603959
São Paulo
Maio 2014
Sumário
1 - Introdução 2
2 - Fundamentação teórica 3
3 - Tipos de corpos de prova no ensaio de tração e suas especificações 5
4 - Aplicação do ensaio de tração na indústria 7
5 - Conclusão 8
6 – Referências bibliográficas 9
1. Introdução
Os ensaios mecânicos são importantes para que se possa conhecer – e analisar – se um material apresenta propriedades que o tornarão adequados ao seu uso. Em particular, os ensaios de tração em um corpo de prova têm a finalidade de definir quais são os esforços máximos que determinado material suporta, sem comprometimento de sua estrutura. Utilizando os valores fornecidos por esses ensaios, pode-se estipular margens de segurança para aplicação dos materiais, normatizando e tornando públicas essas informações.
Consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material.
A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do prova, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do