Ensaio de tração
ENSAIO DE TRAÇÃO
Bagé
2014
INTRODUÇÃO
As propriedades mecânicas constituem uma das características mais importantes dos metais em suas várias aplicações na engenharia, já que o projeto de fabricação de produtos se baseia principalmente em como essas propriedades se comportam. Em vista disso, tornou-se necessária a compreensão do comportamento destes materiais enquanto submetidos esforços. Foram desenvolvidas técnicas de análise das propriedades mecânicas dos materiais, entre as quais está o ensaio de tração.
O ensaio de tração consiste em submeter um corpo de prova que a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Isso permite conhecer como o material reage aos esforços de tração, quais os limites de tração que suporta e a partir de que momento se rompe.
A resposta de um determinado material quando submetido ao ensaio de tração é geralmente analisada em termos de uma curva tensão-deformação (FIGURA 1), sua análise possibilita conhecer como os matérias reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompe.
FIGURA 1: Diagrama tensão x deformação (fonte: http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte03/Mod23/Curso1Mod23-03.htm)
OBJETIVO
Conhecendo o gráfico de tensão-deformação, e outras características como tensão de escoamento, tensão de ruptura e alongamento, todas obtidas a partir da realização do ensaio de tração, determinar de qual material é o corpo de prova.
RESULTADOS OBTIDOS E CONCLUSÃO
A partir do ensaio de tração realizado em aula, foram obtidas as seguintes informações sobre um corpo de prova de material desconhecido:
FIGURA 2: Dados do ensaio de tração (Fonte: relatório de ensaio fornecido pelo professor)
E o seguinte diagrama de Tensão x Deformação:
FIGURA 3: Diagrama tensão-deformação (Fonte: relatório de ensaio fornecido pelo professor)
Conhecendo esses dados e a área inicial e final do corpo de prova foi possível calcular o