Ensaio de traçao
Campus Goiânia
RELATORIO SOBRE A AULA EXPERIMENTAL
MATERIAS DE CONSTRUÇAO MECANICA
Introdução
Com a premissa de iniciar os alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da turma 2013/2 os conceitos básicos sobre os estudos de ensaio de tensão e compressão, foi ministrada uma aula cuja toda teoria sobre ensaios mecânicos foi posta à prova. Tal aula teve como objetivo principal a comparação do que é ensinado em sala com a realidade quanto ao uso de equipamentos e elementos que quando combinados de maneira correta tendem a proporcionar resultados de grande conveniência para a vida prática da humanidade.
O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material
A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do provete, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura do mesmo, o que raramente acontece.
A precisão de um ensaio de tração depende, evidentemente, da precisão dos aparelhos de medida que se dispõe. Com pequenas deformações, pode-se conseguir uma