Ensaio de Tração
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FACET
ENGENHARIA CIVIL
PRÁTICA II EM LABORATÓRIO:
ENSAIO DE TRAÇÃO – NORMA BRASILEIRA ABNT (NBR 6152)
Relatório técnico apresentado ao curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, do Centro Universitário Newton Paiva como requisito parcial de obtenção de nota na disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais.
Áreas de Concentração: Ciências Exatas e Tecnológicas
Orientador: Ubirajara Domingos de Castro
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2013
1. INTRODUÇÃO
O ensaio de tração é um ensaio mecânico de tensão-deformação mais comum, ele possibilita o conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais mais utilizados em projetos. Este ensaio tem como característica a facilidade em ser executado e de obtenção de resultados. “Uma amostra é deformada, geralmente até a fratura, por uma carga de tração que é aumentada gradativamente e que é aplicada uniaxialmente ao longo do eixo maior de um corpo-de-prova.” (CALLISTER, 2012, p.100). Em outras palavras é o esforço de tração, que é a solicitação mais severa a qual o material pode estar submetido.
Para o ensaio de tração é utilizado um corpo-de-prova com sua seção transversal circular (Figura 1), para que durante o ensaio mecânico a deformação fique concentrada na região central da seção do corpo-de-prova e não ocorram possíveis fraturas nas suas extremidades, podendo ser também em formato retangular.
Figura 1: Corpo-de-prova usado em ensaio de tração e sua seção transversal circular.
O corpo-de-prova então será submetido a um esforço definido através de uma máquina mostrada na Figura 2 que medirá de forma contínua a carga instantânea aplicada (Célula de Carga) e fará com que seu comprimento seja alongado (extensômetro), de forma constante, até chegar à sua ruptura. O resultado obtido então será a Carga aplicada em função do seu alongamento.
Figura 2: Máquina usada para o Ensaio de Tração.
Com a