Ensaio de Tração
COLEGIADO DE ENGENHARIA MECÂNICA
MECN0052 – ENSAIOS MECÂNICOS
RELATÓRIO: ENSAIO DE TRAÇÃO
Alunos: Ademy Mattos Neto
André Felipe Lira Amorim
Edeilton da Silva Cavalcante Junior
Fabiano Pinheiro de Amorim
Felipe Melo da Silva
Docente: Prof. Nelson Cárdenas Olivier
Juazeiro – BA
1 – Introdução (importância do ensaio, classificação, maquina e tipo de corpo de prova utilizado).
A importância dos ensaios mecânicos permite a determinação de propriedades mecânicas que se referem ao comportamento do material quando sob a ação de esforços e que são expressas em função de tensões e/ou deformações. Tensões representam a resposta interna aos esforços externos que atuam sobre uma determinada área em um corpo. Entre as propriedades dos materiais obtidas por ensaio, podem-se citar:
Resistência: representada por tensões, definidas em condições particulares.
Elasticidade: propriedade do material segundo a qual a deformação que ocorre em função da aplicação de tensão desaparece quando a tensão é retirada.
Plasticidade: capacidade de o material sofrer deformação permanente sem se romper.
Resiliência: capacidade de absorção de energia no regime elástico.
Tenacidade: reflete a energia total necessária para provocar a fratura do material, desde sua condição de tensão nula.
Ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova específico até a ruptura. Mede-se a variação do comprimento (L) como função da carga (P). Trata-se de ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais. Entre as principais, destacam-se: limite de resistência à tração (σu), limite de escoamento (σe), modulo de elasticidade (E), modulo de resiliência (σr), modulo de tenacidade (Ut), ductilidade, coeficiente de encruamento (n) e coeficiente de