Los Nutri
Nutrientes: O conjunto de propriedades apresentadas por um alimento relaciona-se diretamente com a qualidade e quantidade dos constituintes químicos presentes no mesmo.
Campo de Trabalho: Laboratórios de controle de qualidade, desenvolvimento de novos produtos, setor produtivo de indústrias, instituições de pesquisa como universidades e órgãos públicos e nos serviços de inspeção e vigilância sanitárias.
Alimento: Toda substância ingerida pelo indivíduo, que fornece ao organismo os nutrientes necessários para a sua formação, manutenção e desenvolvimento.
Alimentos Simples: Quando apresentam composição química simples. Ex.: Açúcar, Sal, Farinha de Mandioca.
Alimentos Compostos: Quando apresentam composição química complexa. Ex.: Maçã, Arroz, Leite.
Alimentos Naturais: Àqueles oriundos diretamente da natureza. Ex.: Frutas, Legumes e Carnes Frescas, etc.
Alimentos Beneficiados ou Melhorados: Àqueles que sofrem uma pequena modificação que não alteram tanto sua composição. Ex.: Arroz Polido, Carne Maturada, etc.
Alimentos Processados ou Industrializados: Àqueles que sofrem drástica modificação em sua estrutura sendo muitas vezes misturados com outros alimentos. Ex.: Molhos, Macarrão, Óleos, etc.
Alimentos Alterados: Contém alteração nas características organolépticas, composições intrínsecas, composição nutricional. Podem ser por causas naturais ou por tratamento tecnológico não adequado.
Alimentos Falsificados: Não procedem de seus verdadeiros fabricantes, produzidos clandestinamente e vendidos como legítimos.
Alimentos Adulterados: Apresenta ausência de seus componentes úteis ou característicos de forma parcial ou total, Adição de algum componente com o intuito de ocultar ou disfarçar alterações, deficiências da qualidade da matéria- prima.
Grupos Alimentares: Os alimentos são separados em grupos de acordo com o nutriente em maior quantidade em sua composição.
Grupo 1 – Cereais, Pães, Raízes e Tubérculos. Alimentos ricos em