Teste de solubilidade em compostos organicos
Curso de Química, Centro Universitário UNIFIEO
Av. Franz Voegeli, 300 – Vila Iara – OSASCO-SP
Grande parte dos processos de um laboratório de Química Orgânica inclui-se (solubilidade de substâncias orgânicas e técnica de purificação de compostos orgânicos) é efetuado em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização.
Palavras chaves: Química Orgânica, Solubilidade de substâncias orgânicas, recristalização de ácido benzoico, esquema de extração líquido-líquido.
Introdução
Grande parte dos processos rotineiros de um laboratório de Química Orgânica (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuada em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos.
A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química. Testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. De forma genérica, os testes de solubilidade permitem em uma primeira análise classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra.
Os conceitos “polar” e “apolar” são também importantes para análise de solubilidade, pois é um fator muito importante que pode interferir nos resultados.
Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia