Relatorio Organica
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE
QUIMICA ORGANICA III
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
VITÓRIA DA CONQUISTA
Dezembro/ 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE
QUIMICA ORGANICA III
Carlos Phillipe
Lorena Oliveira
Palloma Cordeiro
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Relatório apresentado ao professor Bruno Oliveira Moreira, ministrante do componente curricular Química Orgânica III, como requisito para obtenção de notas parciais na presente disciplina.
VITÓRIA DA CONQUISTA
Dezembro/ 2012
1. INTRODUÇÃO
Grande parte dos processos rotineiros de um laboratório de Química Orgânica (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuado em solução ou envolve propriedades relacionadas a solubilidade de compostos orgânicos (MATOZO,2008).
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionada, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para a recristalização nas analises espectrais e nas reações química (MATOZO, 2008).
Três informações podem ser obtidas com relação a uma substância desconhecida, através da investigação de seu comportamento quanto à solubilidade em: água, solução de hidróxido de sódio 5%, solução de bicarbonato de sódio 5%, solução de ácido clorídrico 5% e ácido sulfúrico concentrado a frio. Em geral, encontram-se indicações sobre o grupo funcional presente na substância (por exemplo, uma vez que os hidrocarbonetos são insolúveis em água, o simples fato de um composto como éter etílico ser parcialmente solúvel em água indica a presença de um grupo funcional polar).
Além disso, a