solubilidade
A solubilidade de uma substância é uma propriedade física muito importante, na qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substancias. Também é uma propriedade muito empregada nas indústrias de tintas, perfumes, sabão e detergentes, açúcares e plásticos. Ela depende da natureza do soluto, do solvente e da temperatura. Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes é necessário fazer a análise de suas estruturas moleculares (VOGEL, 1981).
Além disso, a solubilidade em certos solventes fornece informações mais específicas como, por exemplo, de um grupo funcional. Por exemplo, o ácido benzenóico é insolúvel em água, mas o hidróxido de sódio diluído o converte em seu sal, que é solúvel. Assim, a solubilidade de um composto insolúvel em água mas solúvel em solução de NaOH diluída é uma forte indicação sobre o grupo funcional ácido carboxílico (VOGEL, 1981).
Sabe-se que a água é polar e o éter etílico apolar. Sendo assim quando o composto orgânico é dito solúvel tanto em água quanto em éter etílico significa dizer que ele é solúvel em um (solubilidade) e miscível em outro (miscibilidade). Uma vez que "semelhante dissolve semelhante” não há como um composto orgânico ser solúvel ao mesmo tempo, pelo fator solubilidade, em dois outros compostos de polaridades diferentes. Por exemplo, se o composto orgânico for polar, ele dissolve-se na água por possuir a mesma polaridade e é miscível em éter etílico, caso este composto seja solúvel nos dois solventes (Bessler, 2009). O objetivo do presente trabalho é identificar e relacionar os compostos orgânicos de acordo com as classes de solubilidade existentes.
2- MATERIAIS E MÉTODOS
2.1- TESTE DA SOLUBILIDADE DO HEXANO
Em um tubo de ensaio foi adicionado, com o auxílio de uma pipeta de 2 mL, 1mL de água destilada e 1mL de hexano P.A (C6h14). A partir dos resultados observados, foi