teste de interesses e aptidões
Definição
Os testes de interesse são para orientação, seleção e classificação vocacionais. Assim, os testes usados para esse fim consideram os interesses do indivíduo, pois tem significado prático, para ele e para seu empregador que solicitou o teste. E os testes de aptidão são avaliações com enfoque seletivo, assim como o teste de interesse, com a finalidade de estabelecer um desempenho no trabalho mediante as comparações das características psicológicas. Correlacionando os testes de interesse e de aptidão, o resultado apto para ter êxito em uma atividade não significa que o indivíduo tem interesse em fazê-la.
Os testes de interesse e aptidão podem ser usados em planos de sucessão e desenvolvimento, bem como no processo de contratação. Essas avaliações podem resolver questões dentro da empresa como: alta rotatividade, baixa performance, gestão ineficaz, plano de sucessão, falta de comunicação, seleção e desenvolvimento.
Esses testes foram elaborados para medir potencial e conhecimento. Eles normalmente incluem questões de linguagem, de números e de raciocínio.
Os testes de aptidão profissional podem ajudar os indivíduos em diferentes fases da vida profissional, assim como em orientação vocacional e educacional. Por exemplo, antes de um estudante escolher um curso superior na faculdade, testes de aptidão profissional ajudam a determinar as melhores oportunidades que se adequam a sua personalidade e talento.
Instrumentos
Os instrumentos para avaliação de interesses e aptidões são de fundamental importância, uma vez que podem trazer informações importantes sobre os sujeitos avaliados. Estes têm como objetivo familiarizar o indivíduo em relação às ocupações adequadas para si, por meio da comparação dos itens respondidos pessoalmente com aqueles típicos de pessoas dedicadas a diferentes ocupações. Os instrumentos padronizados auxiliam o trabalho dos psicólogos, pois utilizados conjuntamente fornecem ao profissional uma variedade