Testes em psicologia
Durante o 3º período, leccionamos nas aulas de Psicologia os métodos de investigação de diversos autores, como Freud, Damásio, Watson, etc. Nos métodos de investigação de alguns deles usam-se os testes, como os que vou tratar de seguida. Por outro lado, no trabalho que realizei este período, tratei da Psicologia Criminal e, quem trabalha nesta profissão utiliza bastante estes testes para avaliar as condições psicológicas do criminoso. * O que é um teste?
Testes
Os psicólogos utilizam frequentemente os testes para avaliar determinados traços e características de uma dada população. Define teste como: uma situação padronizada que serve de estímulo a um comportamento que é avaliado por comparação estatística com o de indivíduos colocados na mesma situação, a fim de classificar o sujeito, quer quantitativamente, quer tipologicamente.
O indivíduo que se submete a um teste – para avaliar a inteligência, a memória, a personalidade – deve responder a questões e executar um conjunto de tarefas em condições bem definidas. Como situação experimental que é, todas as condições em que o teste decorre devem ser claramente definidas e aplicadas do mesmo modo a todos os indivíduos: o material do teste, as instruções, a atitude do psicólogo e o ambiente em que se executa a prova.
O resultado do teste é constituído pelo comportamento efetuado, que é diferente conforme os casos: escrever uma resposta, executar uma tarefa, desenhar, responder a uma questão. A forma como o registo é feito deve ser definida e respeitada com rigor. O comportamento registado é avaliado estatisticamente e o indivíduo é classificado relativamente a um grupo de referência. * Tipos de testes
De uma forma muito simples, podemos distinguir três tipos de testes:
- testes de aptidão;
- testes de inteligência;
- testes de personalidade. * Testes de aptidão
Os testes de aptidão, também designados por testes instrumentais, procuram estudar uma capacidade circunscrita. As aptidões