psicologia primeiro teste
“A psicologia tem um longo passado mas uma curta história”
Este paradoxo dá a entender que a psicologia é uma disciplina muito antiga mas ao mesmo tempo muito recente.
Porque? Porque a psicologia tem como raízes a filosofia e a fisiologia, que por sua vez já existiam há muitos anos atrás, onde já eram estudados assuntos que actualmente estão a ser também abordados pela psicologia moderna. Este estudo antigo começou á cerca de 2500 anos, contudo a nova psicologia só existe á 200 anos.
O que distingue a psicologia velha com a nova?
É distinguida não tanto pelas questões que se põe sobre a natureza humana, mas pela metodologia das respostas ás questões.
Ou seja, a abordagem e as técnicas usadas distinguem-se.
Velha psicologia:
- Filósofos - Estudam a natureza humana por investigação, intuição e generalização, baseando-se em experiencias da vida.
- Fisiologia – Estudava os processos mecânicos que estavam por de trás dos processos mentais, com métodos diferentes dos filósofos. vs
Nova psicologia:
Com a união da fisiologia e da filosofia e de alterações nos métodos de estudo formou-se uma disciplina independente.
Esta aplica ferramentas e métodos eficazes das ciências biológicas e físicas, confiando na observação e experimentação que serve para estudar a natureza humana.
Deste modo se pode afirmar que a psicologia é a ciência que estuda a mente, ou seja, os processos conscientes e inconscientes, assim como os comportamentos animais e humanos.
Quem tornou a psicologia numa ciência independente?
Wundt
Corrente - Associacionista
Fechner introduziu estudos e noções fundamentais para formar uma nova psicologia, contudo foi Wundt (1832-1920) que estava determinado a formar uma nova ciência, reunindo esforços para isso.
Em 1879, Wundt instalou um laboratório em Leipzing designado por: “escola de pensamentos”, que consistia num conjunto de ações