aspirina
1) Faça um pequeno trabalho de pesquisa sobre pelo menos TRÊS aplicações farmacológicas da Aspirina.
A aspirina pode ser utilizada como anticoagulante, anti-inflamatório e antipirético.
* Anticoagulantes são substâncias que impedem a formação de coágulos no sangue (trombos), inibindo a síntese dos fatores de coagulação. Os coágulos de sangue são a principal causa de derrames e ataques cardíacos, o que causa mortes frequentes em várias partes do mundo, podendo ser evitadas com o uso de anticoagulantes.
Um dos anticoagulantes mais utilizados e consumidos em todo o mundo é a aspirina, principalmente por pessoas que tiveram um infarto do miocárdio, angina, ataque cerebral isquêmico ou ataque isquêmico transitório. A aspirina ajuda a diluir o sangue ao inibir a produção de prostaglandinas, reduzindo a produção de coágulos.
* Anti-inflamatório é uma substância ou medicamento que combate a inflamação de tecidos. Os anti-inflamatórios são utilizados para a eliminação de algum edema ou inchaço causado por uma doença, trauma ou agressão sofrida, alergia e queimaduras. Esse medicamento minimiza os efeitos causados pela defesa do organismo ativando a circulação local.
O anti-inflamatório poder ser dividido em dois grupos: esteroides e não esteroides. O grupo esteroide, também denominado hormonal, é derivado de corticoides (provenientes de cortisona), que inibem as prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório.
Já o grupo não esteroide é também denominado não hormonal. Seu modelo mais comum é a aspirina. Ele também atua no combate ao processo inflamatório e minimiza dores. Alguns dos medicamentos não esteroides utilizados são ácido acetilsalicílico, diclofenaco, piroxican, dentre outros.
* Antipirético ou antitérmico é um medicamento que previne ou reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo "ignore" um aumento de temperatura induzido por interleucina. O corpo