Exames de aptidão psicológica
FINALIDADE: Os Exames de Aptidão Psicológica são avaliações de enfoque seletivo que possuem a finalidade de estabelecer uma estimativa de desempenho no trabalho, mediante a comparação das características psicológicas, necessárias ao exercício das tarefas, do candidato ao curso/cargo/quadro/atividade.
ESTRUTURA: Cada Exame de Aptidão Psicológica tem suas particularidades que são estabelecidas em conformidade com os perfis profissiográficos e consubstanciadas nos “Padrões Seletivos”.
Os “Padrões Seletivos” possuem caráter confidencial por conterem orientações de conteúdo psicológico, cuja divulgação ostensiva comprometeria a credibilidade dos exames por permitir, aos candidatos, o acesso irrestrito aos critérios, procedimentos e instrumentos psicológicos a que serão submetidos durante o processo seletivo.
O perfil profissiográfico de uma função ou especialidade compreende as características psicológicas exigidas para o exercício das atividades a elas inerentes e tem sua origem nos requisitos profissionais mínimos estabelecidos para as graduações, postos da carreira militar e para cargos desempenhados por civis.
O Exame de Aptidão Psicológica só é considerado válido para o propósito seletivo para o qual foi realizado. Seleções distintas requerem Exames de Aptidão Psicológica distintos.
REQUISITOS DE APTIDÃO PSICOLÓGICA: Os Exames de Aptidão Psicológica implicam a análise de três áreas distintas:
a) personalidade – conjunto de características herdadas e adquiridas que determinam o comportamento do indivíduo no meio que o cerca;
b) aptidão – conjunto de características que expressam a habilidade com que um indivíduo, mediante treinamento, pode adquirir conhecimentos e destrezas, traduzida através do potencial geral ou de aptidões específicas; e
c) interesse – gosto, tendência ou inclinação pelas atividades e formação relativas à função pretendida.
Os requisitos da área de personalidade compreendem, basicamente, os seguintes