Psicologia do Trânsito
PROFª MESTRNDA: MARIA TEREZA PINHEIRO LÉDA SILVA
PSICOLOGIA
É a ciência que estuda o comportamento humano, permite compreender melhor o comportamento dos outros, que depende, entre outros, de fatores psicológicos que são internos e externos.
PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
“É o estudo científico que investiga os comportamentos humanos no trânsito e os fatores e processos externos e internos, conscientes e inconscientes que os provocam ou os alteram” (ROZESTRATEN, 1999, p.9).
Fatores Internos: determinam a predisposição de cada ser humano para agir ou reagir de determinada maneira frente às diversas situações. São características que, apesar de individuais, podem ser comuns a muitas pessoas. Exemplo: pessoas irritáveis têm a característica de perder a calma com facilidade.
Fatores Externos: são as influências que os meios físicos e sociais exercem sobre o indivíduo. Acontecimentos e pressões do dia a dia que podem alterar nosso padrão de comportamento são chamados de estímulos. A Psicologia do Trânsito contribui também para o estudo fundamental e teórico do comportamento humano e seus processos psíquicos, apesar de ser considerada Psicologia aplicada.
Os objetos amplos da Psicologia do Trânsito são: os diversos usuários das vias; os comportamentos que corroboram para construção de vias e veículos; e aquelas indispensáveis à criação das leis e sua fiscalização. Restrito, possui como objeto de estudo o comportamento específico dos usuários das vias (pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas).
Não se pode esquecer que o homem é o fator mais importante do trânsito, e participa do processo de várias maneiras, apesar de serem vistos e ponderados três aspectos importantes: o homem, o meio e o veículo.
Dentre esses, é justamente o homem o elemento que maior prejuízo pode causar ao sistema como todo.
A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
No cotidiano estamos sempre analisando e usando o que pode ser chamado de Psicologia do