Psicologia e o Trânsito
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CAMPUS SILVA LOBO
PROJETO APLICADO –
A PSICOLOGIA E O TRÂNSITO
BELO HORIZONTE
2014
PROJETO APLICADO –
A PSICOLOGIA E O TRÂNSITO
Trabalho desenvolvido durante o curso de graduação de Psicologia, na disciplina de Projeto Aplicado – Campo de Atuação Desafios Éticos Contemporâneos, como requisito da avaliação referente ao semestre em questão.
BELO HORIZONTE
2014
Introdução
A Psicologia do trânsito é uma área relativamente nova, mas que está em constante crescimento. De acordo com Miranda (2013), é um campo de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, através de uma investigação dos processos externos e internos, os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto, sendo englobado todos os usuários, como pedestres, ciclistas e motoristas.
O psicólogo do trânsito se preocupa com a questão da segurança, mobilidade e locomoção de forma segura, realizando estudos para compreender os múltiplos fatores geradores dos acidentes de trânsito (VEIGA, 2011).
Neste trabalho objetiva-se entender o que é a Psicologia do trânsito, esclarecer o que faz o psicólogo do trânsito e quais suas competências, compreender o comportamento humano no trânsito e promover uma discussão sobre essa área no Brasil.
Através deste apresentamos o histórico da profissão, com intuito de conhecer a trajetória profissional nesta área de atuação até a atualidade, além disso, apontamos quais são os pré-requisitos necessários para exercê-la, se há ou não necessidade de especializar-se na área, também é possível conhecer os instrumentos utilizados por este profissional, conhecer sobre a jornada de trabalho, identificar como é a atuação deste profissional com equipes multiprofissionais e quais associações representativas desta profissão, bem como os